product

NossaHistória

Lanvu Amélia Anael, em 1988, exerceu as funções de Secretária da Direcção Regional de Luanda da então Empresa Nacional de Telecomunicações - ENATEL U.E.E., a actual Angola Telecom - EP, e no mesmo ano, beneficiou de uma formação técnico-profissional de curta duração, sobre a Introdução às Telecomunicações; Relações Interpessoais; Técnicas de Exposição e a Actualização de Secretárias de Diretoria, decorrida na cidade de Brasília, República Federal do Brasil, custeada pelo Programa de Cooperação Bilateral existente entre a Empresa de Telecomunicações Brasileira - Telebrás e a então Empresa Nacional de Telecomunicações - ENATEL U.E.E.

A formação sobre a Actualização de Secretárias de Diretoria, decorreu de 03 a 07 de Julho de 1988, o manual do treinando da Diretoria de Recursos Humanos da Telebrás, que serviu de objecto de estudo, é de autoria do Clube das Secretárias do Rio de Janeiro, República Federal do Brasil.

A partir daí, idealizou criar uma Associação que defendesse a classe das Secretárias de Angola. (Cópia da página 31/31 T-14/14, Manual do Treinando da Telebrás, Anexo I).

E, prometeu consigo mesma, seguir o exemplo das colegas do Clube das Secretárias do Rio de Janeiro, República Federal do Brasil, na produção de manuais didácticos, artigos, memorandos e revistas científicos sobre a ciência do secretariado,

Em 1997, já, como Secretária de Direcção Geral da Companhia União de Cervejeiras de Angola, CUCA BGI, Lda, teve o prazer de conhecer pessoalmente o Senhor EZEQUIEL CORI, Jornalista do Jornal de Angola, com quem teve várias abordagens sobre a intenção do lançamento do projecto sobre a criação de uma associação que velasse e defendesse os interesses e direitos de profissionais de Secretariado de Angola.

O Senhor Ezequiel Cori, Jornalista do Jornal de Angola, depois de muita insistência, encorajou-a motivou–a a conceder–lhe uma entrevista sobre a matéria, que culminou com a sua divulgação pública, aos, 10 de Maio de 1997, via Jornal de Angola, (cópia do artigo do Jornal de Angola, Anexo II).

Na base desta divulgação pública, constítuiu-se a Comissão Instaladora composta por seis elementos, nomeadamente: Coordenadora Lanvu Amélia Anael, Secretária de Direcção Geral da Companhia União de Cervejeiras de Angola, CUCA BGI, Lda; Engrácia Ladislau Neto, Secretária do Coordenador da Comissão Instaladora do Ministério das Relações Exteriores; Ana Godinho Mira, Secretária do Director Nacional do Instituto de Bolsas de Estudos-INABE; Sara Nunes Rodrigues de Almeida, Secretária do Representante do Governo junto da Companhia União de Cervejeiras de Angola, CUCA BGI, Lda; Teresa de Jesus, Ministério do Comércio; Antonica Pascoal, Ministério do Turismo e Hotelaria.

Aos 04 de Novembro de 1997, na base da Lei 14/91, de 11 de Maio, (Lei das Associações), formou–se a Assembeleia Geral Constituinte.

Aos 09 de Dezembro de 1997, foi reconhecido o Estatuto Orgânico sobre a criação da Associação, junto do Segundo Cartório Notarial da Comarca de Luanda do Ministério da Justiça, e, publicada no Diário da República II Serie - Nº 2 de 16 de Fevereiro de 1998.

Aos 31 de Janeiro de 1998, foi proclamada a ASSECA - Associação das Secretárias de Angola, na província de Luanda. (Diário da República II Serie - Nº 2 de 16 de Fevereiro de 1998).

Aos 16 de Maio de 2018, foi concedida à ASSECA - Associação das Secretárias de Angola, a (CERTIDÃO) nº 16/2018”, a fls. 8v do Livro A do ano de 2018, pelo Gabinete Jurídico do Ministério da Justiça e Direitos Humanos.